Peru, Lago Titicaca e Bolívia com Salar do Uyuni Peru, Lago Titicaca e Bolívia com Salar do Uyuni Peru, Lago Titicaca e Bolívia com Salar do Uyuni Peru, Lago Titicaca e Bolívia com Salar do Uyuni Peru, Lago Titicaca e Bolívia com Salar do Uyuni Peru, Lago Titicaca e Bolívia com Salar do Uyuni

Peru, Lago Titicaca e Bolivia com Salar do Uyuni

Partidas de 2 de agosto 2024 a 3 de dezembro 2024

Mergulhe na riqueza dos trabalhos artesanais, nas pinceladas das telas multicoloridas, no horizonte que se deixa mostrar plenamente azul entre gigantescas montanhas andinas que, durante anos, abrigou maravilhas de uma civilização antiga. Peru e Bolívia trazem a cor do povo inca. Cada sítio arqueológico é um monumento, Titicaca é encoberto de mistérios e Salar é um cenário sem igual no planeta. FLOT/PTS

Dias
1
  • Lima
  • Apresentação no aeroporto e embarque com destino a Lima (Passagem aérea não incluída, consulte nossas excelentes tarifas). Chegada e traslado ao hotel. Os apartamentos estarão disponíveis a partir das 14h00. Restante do dia livre para iniciar a descoberta desta cidade.
2
  • Lima
  • Café da manhã. Na hora indicada, visitaremos a cidade de Lima, capital do Peru, fundada em 1535. Iniciaremos nosso percurso pelo Centro Histórico, onde poderemos apreciar lugares importantes como o Palácio do Governo, a Catedral e o Palácio Arcebispal. Além disso, poderemos admirar as belas fachadas de pedra e os balcões de madeira das mansões coloniais que rodeiam a praça. Apreciararemos a Huaca Pucllana, um magnífico centro cerimonial e administrativo que data da época pré-hispânica. Continuando em direção à Costa Verde, o Parque Central de Miraflores e Larcomar, um moderno centro comercial que se tornou um símbolo da Lima atual. Retorno para o hotel. Aproveite a tarde para conhecer o importante Museu Larco utilizando o seu ingresso cortesia Flot.
3
  • Lima, Cusco, Valle Sagrado
  • Café da manhã e traslado ao aeroporto para embarque com destino a Cusco. Chegada e traslado ao Vale Sagrado dos Incas (para possibilitar a visita ao Vale Sagrado é necessário reservar vôo chegando em Cusco até as 10:00h no máximo), onde visitaremos o Povoado de Pisac e à zona arqueológica de Ollantaytambo, gigantesco complexo agrícola, administrativo, social, religioso e militar da época Tahuantinsuyo. Hospedagem e restante do dia livre.

    Importante: É necessário arrumar a bagagem de acordo com as condições de viagem em trem desde de Lima, pois as malas serão levadas diretamente para o hotel em Cusco.
4
  • Valle Sagrado , Aguas Calientes, Machu Picchu
  • Café da manhã e traslado à estação ferroviária, para embarque com destino a cidade de Águas Calientes, localizada a 94km da cidade de Vale Sagrado por via férrea. No trajeto, poderemos apreciar o Rio Urubamba, a vegetação característica da selva alta e picos nevados majestosos. Chegada ao nosso destino e embarque em ônibus que nos levara até a entrada do Parque Arqueológico de Machu Picchu onde visitaremos: o Relógio Solar, os Recintos Cerimoniais, os templos e as fontes de água natural que se formam nas pedras. Almoço incluído. À tarde, retorno para hospedagem em Águas Calientes.
5
  • Aguas Calientes, Cusco
  • Café da manhã. Dispomos dos apartamentos até 09:00h. Manhã e parte da tarde livres. Sugerimos nova visita ao Parque Arqueológico de Machu Picchu (ingresso não está incluído). À tarde, regresso a Cusco em trem. Chegada e traslado ao hotel. Restante do dia livre.
6
  • Cusco
  • Café da manhã. Em horário pré-determinado saída para visitar a área arqueológica da cidade: Fortaleza de Sacsayhuaman (local onde são realizadas as festividades da Festa do Sol), Qenqo, Puca-Pucara e Tambomachay. Visitaremos também na cidade de Cusco a Catedral e o Korikancha ou Templo do Sol. Retorno ao hotel e restante do dia livre.
7
  • Cusco, Puno
  • Café da manhã. Em horário pré-determinado traslado ao terminal para embarque em ônibus de turismo com destino a Puno são 9h de viagem aproximadamente. No percurso, paradas para observar o Templo de Andahuayllas e as ruínas de Raqchi, La Raya e Pukara. Chegada e traslado ao hotel. Restante do dia livre.
8
  • Puno, Lago Titicaca
  • Logo pela manhã traslado da cidade de Puno ao Santuário de Copacabana, cruzando a fronteira entre Peru e Bolívia. Visita guiada ao principal santuário e centro de peregrinação da Bolívia, incluindo a Basílica onde está localizada a Virgem Morena de Copacabana, padroeira dos bolivianos. Mais tarde, embarcaremos no Cruzeiro Catamarã para navegar até a Isla del Sol, berço do Império Inca. Nesta ilha lendária você visitará o Jardim, as Escadas e a Fonte do Inca. O roteiro guiado continua com a visita ao Complexo Cultural Inti Wata, principal atração turística privada da Bolívia, à qual só têm acesso os turistas que visitam a Isla del Sol a bordo de catamarãs. Esta atração inclui o Museu Subterrâneo Ekako, os Centros de Medicina Tradicional e de Construção de Jangadas Totora, um centro de artesanato, o refúgio Intica, um Jardim Botânico da agricultura Inca e uma variedade de camelídeos andinos. Posteriormente, retornaremos ao catamarã para almoçar a bordo com destino a Copacabana. Traslado terrestre até Chua e hospedagem nas cabines do Cruzeiro Catamarã, jantar e pernoite a bordo.
9
  • Lago Titicaca, La Paz
  • Na manhã seguinte, após o café da manhã a bordo, ao amanhecer, o Catamarã zarpa para a região sul do Lago Titicaca, café da manhã a bordo durante a navegação. Durante esta manhã, os passageiros terão a oportunidade de compartilhar com os indígenas de uma ilha isolada onde será realizado um programa exclusivo de turismo comunitário, compartilhando e conhecendo o cotidiano dos habitantes da Ilha Pariti. Depois de ter tido a oportunidade desta experiência inesquecível em que os visitantes tornam as suas férias não só benéficas para si mas também para uma comunidade isolada, regressamos ao Cruzeiro Catamarã para navegar até ao porto de Chua enquanto almoçamos a bordo. À tarde, traslado terrestre para Tiwanaku, a civilização mais antiga das Américas, sua cultura pré-Inca possuía um conhecimento muito amplo do universo e sua relação com a vida humana. Visita ao Sítio Arqueológico de Tiwanaku composto pelo Templo Kalasasaya, o Templo semi-subterrâneo, a Pirâmide Akapana, a Porta do Sol e outras construções que tinham significados astrológicos ligados à Terra. A visita inclui o Museu Arqueológico. Finalmente, traslado à cidade de La Paz. Chegada no final do dia. Hospedagem e restante do dia livre.
10
  • La Paz
  • Café da manhã. Hoje visitaremos o famoso "Mercado de las Brujas", a igreja colonial de San Francisco e as tendas de artesanato da Calle Sagarnaga. O passeio continua até a Praça Murillo onde estão localizadas: Catedral Metropolitana, o Palacio do Governo e o Parlamento. Em seguida visita a famosa "Calle Jaen" onde se concentram importantes museus da cidade. O passeio termina com a espetacular visita do Valle de la Luna (Vale da Lua) com sua topografia única.
11
  • La Paz, Uyuni
  • Saída cedo para o aeroporto embarque em vôo local a Uyuni (vôo opcional) . Chegada recepção e traslado para visitarmos o Salar de Uyuni e o Cemitério de trens e população de Colchani. Onde é possível observar o processo de extração manual do sal e o artesanato local. Visita a Playa Blanca, museu do sal, os olhos de sal são interessantes por serem pontos de saída das águas subterrâneas do salar, os hexágonos de formas geométricas de sal na superfície do salar. Atravessaremos o salar para apreciar as belas paisagens. Visita à Ilha Incahuasi, localizada no coração do salar. A ilha é povoada por uma espécie de cacto que pode chegar a 12 metros de altura, proporcionando um panorama impressionante do local. Á tarde traslado ao hotel. Hospedagem.

12
  • Colchani, La Paz
  • Café da manhã no hotel. Partida para o Salar de Uyuni para visitar a parte norte do salar onde visitaremos as Múmias Coquesa, perto do vulcão Tunupa de onde você pode observar a imensidão do salar, além de visitar a Caverna Chiquini, uma caverna circular e úmida onde você pode ver formas impressionantes de estalactites e estalagmites. Almoço piquenique. De abril a novembro, estação seca, a superfície do salar fica linda boa oportunidade de brincar com fotografias. Retorno ao hotel. Hospedagem e jantar no hotel.

13
  • Colchani, La Paz
  • Café da manhã. Em horário pré-determinado traslado ao aeroporto de Uyuni para embarque com destino a La Paz ( vôo opcional ). Chegada recepção e traslado ao hotel. Restante do dia livre.
14
  • La Paz
  • Café da manhã. Dispomos dos apartamentos até as 12:00h. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque com destino ao Brasil.

    Obs: A ordem dos passeios poderá ser alterada conforme a frequência dos mesmos. Roteiro sujeito a alteração.

HOTÉIS PREVISTOS NO PERU: ATÉ MAR/24

Categoria Turística
Lima: Britania, Tambo I, Tambo 2 de Mayo, Ferre Miraflores, Allpa ou similar;
Cusco: Agustos, Mabey, San Francisco Plaza, Samay ou similar
Águas Calientes: Flower House, Waman, Hatun Samay ou similar;
Puno: Qelqatani, Casona Plaza Centro,Terra Mistica ou similar
Valle Sagrado: Mabey, San Agustin Urubamba, Agustos ou similar.

Categoria Primeira
Lima: San Agustín Exclusive, Jose Antonio, Jose Antonio Executive, La Hacienda ou similar
Cusco: Xima (Ex-Eco Inn), San Agustín Plaza, Jose Antonio, Tierra Vivia ou similar
Águas Calientes: Casa Andina Estándar (Sin Cena), Tierra Viva (Hab. Estándar), Taypikalaou similar;
Puno: Jose Antonio,Tierra Viva, Qalasaya ou similar
Valle Sagrado: San Agustin Recoleta, Casona Yucay, Inti Punku Valle ou similar;

Categoria Luxo
Lima: Swissotel, El Pardo Doubletree, Hilton Lima Miraflores ou similar.
Cusco: Libertador Palacio Del Inka, Aranwa (Deluxe) ou similar
Águas Calientes: Sumaq, Inkaterra El Pueblo ou similar;
Puno: Ghl Lago Titicaca ou similar
Valle Sagrado: Hacienda Urubamba Inkaterra, Aranwa Sacred Valley Hotel, Libertador Tambo Del Inka ou similar;

HOTÉIS PREVISTOS ABRIL ATÉ 15DEZ/24

Categoria Turística
Lima: Girasoles, Tambo I, Ferre Miraflores, Mariel, Arawi Express ou similar;
Cusco: Ferre Ankara, Casona Plaza Hotel, Taypikala, Mamasara ou similar
Águas Calientes: Mamasara, Waman ou similar;
Puno: Qalasaya, Casona Plaza Centro, Terra Mística, Hacienda Puno ou similar
Valle Sagrado: Mabey, San Agustin Urubamba, Agustos ou similar.

Categoria Primeira
Lima: Dazzler, Jose Antonio Lima / Executive, Estelar Miraflores, Radisson Red, San Agustin Exclusive ou similar;
Cusco: San Agustin Plaza, Xima, Jose Antonio, Andean Wings, Tierra Viva ou similar
Águas Calientes: Casa Andina Estandar (sem jantar), Tierra Viva (apt. std) Taypikala ou similar;
Puno: Jose Antonio, Tierra Viva ou similar
Valle Sagrado: San Agustin Recoleta, Casona Yucay, Del Pilar, Inti Punku Valle ou similar;

Categoria Primeira Superior
Lima: Crowne Plaza, Jose Antonio Deluxe, Pullman Miraflores, Casa Andina Select ou similar;
Cusco: Sonesta Hotel, Costa del Sol Ramada, Casa Andina Premium, Novotel, Hilton Garden ou similar
Águas Calientes: El Mapi by Inkaterra, Casa Andina Estandar (com jantar), Tierra Vivia (apt. superior) ou similar
Puno: Sonesta Posada del Inka, Casa Andina Premium ou similar
Valle Sagrado: Casa Andina Premium, Taypikala, Sonesta Posda Yucay ou similar;


HOTÉIS PREVISTOS NA BOLÍVIA:

PARA 2024

Categoria Turística
La Paz: Patio De Piedra
Uyuni: Luna Salada

Categoria Primeira
La Paz: Ritz
Uyuni: Luna Salada

Categoria Luxo
La Paz: Casa Grande Hotel
Uyuni: Luna Salada

Serviços Incluídos

Inclui

- 2 noites de hospedagem em Lima, com café da manhã;
- 1 noite de hospedagem no Valle Sagrado, com café da manhã;
- 2 noites de hospedagem em Cusco, com café da manhã;
- 1 noite de hospedage em Águas Calientes (Machu Picchu), com café da manhã;
- 1 noite de hospedagem em Puno, com café da manhã;
- 3 noites de hospedagem em La Paz, com café da manhã;
- 2 noites de hospedagem em Colchani (Uyuni), com café da manhã e (1)  jantar (após o passeio Salar de Uyuni) no hotel;
- Ingresso para Museu Larco - Cortesia Flot;
- Traslados compartilhados de chegada e saída em Lima;
- Traslados compartilhados de chegada e saída em Cusco;
- Traslados privados de chegada e saída em Uyuni;
- Traslado de Cusco ao Valle Sagrado;
- Ticket de ônibus de linha regular de Cusco a Puno;
- Traslados compartilhados de chegada e saída em Puno;
- Traslados privativos diurnos (07h01 às 18h59) de chegada e saída em La Paz;
- Visita panorâmica compartilhada em Lima;
- Visita panorâmica compartilhada do Valle Sagrado* (o voo dos passageiros deve chegar no máximo até às 10h00 para realizar o passeio);
- Visita panorâmica compartilhada em Cusco;
- 1 noite a bordo em catamarã no Lago Titicaca com pensão completa (exceto bebidas), cabine com banheiro privativo;
- Visita panorâmica privada em La Paz e Valle de la Luna, durante meio dia e visitas a Isla de Sol e ao centro arqueológico de Tiwanaku;
- Visita panorâmica privada no Salar de Uyuni com almoço picnic (sem bebidas), durante o dia inteiro.;
- Excursão compartilhada de dia inteiro em Machu Picchu desde o Valle Sagrado, incluindo traslados hotel/estação de trem/hotel.
- 1 entrada no Parque Arqueológico de Machu Picchu;
- Bilhetes de trem Vistadome (Peru Rail) ou The 360º (Inca Rail), emitidos localmente para os trechos Valle Sagrado / Aguas Calientes / Cusco;
- Ticket de ônibus de subida e descida em Machu Picchu;
- 1 refeição em Machu Picchu (Águas Calientes);
- Seguro viagem + cancelamento.

Opcional

- Aumento de cobertura para seguro;
- Passeios opcionais.

Não inclui   

- Passagens aéreas Brasil / Lima / Cusco // La Paz / Uyuni / La Paz / Brasil; (consulte os horários dos voos para o circuito de Bolívia)
- Taxas de embarque, excesso de bagagens;
- Taxas de turismo de entrada/saída cobradas localmente;
- Taxas governamentais locais cobradas através dos hotéis;
- Gorjetas a guias, motorista e garçons;
- Refeições e bebidas não mencionadas como incluídas;
- Documentação pessoal (passaporte, vistos, etc);
- Despesas de maleteiros;
- Despesas de caráter pessoal, tais como telefonemas, lavanderia, utilização de frigobar, excesso de bagagem, etc;
- Qualquer item não mencionado como incluído;
- Qualquer item mencionado como sugerido ou opcional.

Observação

Importante: O voo de La Paz para Uyuni: Frequencia todos os dias, exceto aos sábados. (sujeito a alteração)

- Check-in nos hotéis em Lima a partir das 14h00 e check-out as 11h00 (horários aproximados, consulte a política de cada hotel) - Consulte para os demais hotéis.
- Check-in nos hotéis em Cusco a partir das 12h00 e check-out as 10h00 (horários aproximados, consulte a política de cada hotel);
- O café da manhã incluso nos roteiros obedece a horários estabelecidos pelos hotéis. Caso precise deixar o hotel antes do início desse serviço, o mesmo não será realizado e não haverá reembolso;
- É necessário passaporte com validade mínima de 6 meses da data de embarque e duas folhas em branco lado a lado ou documento RG original em bom estado e com menos de 10 anos;
- Visto: não é necessário visto para o Peru e Bolivia;
- Vacina: Exigência de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela a passageiros provenientes do Brasil para a entrada na Bolívia. A imunização contra a febre amarela deve ser realizada com antecedência mínima de 10 dias antes da viagem.
- Tarifas não válidas para períodos de eventos, feiras, congressos, Ini Raymi e 28 e 29 Jul, feriados ou grupos e sujeitos a alterações sem prévio aviso.
- A ordem dos passeios poderá ser alterada conforme a frequência dos mesmos.
- Estrutura no Salar de Uyuni é simples e possui hotéis básicos.
- Durante a temporada de chuvas (entre janeiro e março), o Salar está coberto de água e por isso a visita a Isla Incahuasi pode não ser realizada devido as inundações.
- Os Museus em La Paz estão fechados todas as segundas, consulte no momento da reserva.

- O cruzeiro Catamarã não possui cabines triplas, são todas duplas duplas, a acomodação para 3 passageiros será em 1 cabine dupla e 1 cabine individual.
- O roteiro dos city tours em La Paz, Potosí e Sucre pode variar dependendo do dia. Geralmente os museus não abrem às segundas-feiras, neste caso a visita aos mercados locais, visitas panorâmicas, etc.
- Valores com base no quarto individual, duplo (twin) e triplo. No anexo verá o valor adicional do suplemento simples.
- Os hotéis Atix em La Paz, Samary e Parador em Sucre e Palacio de Sal em Colchani não possuem quartos triplos, a acomodação será em 1 duplo e 1 individual.

- Nos primeiros domingos de determinados meses na Bolivia não haverá atividades na cidade, nessas datas realiza-se o "Dia do Pedestre". Nesse dia não temos tráfego de veículos nas cidades. Todos partem a pé ou de bicicleta, mas os veículos não podem circular das 06h00 às 17h00 desse dia. É uma atividade que favorece não só o pedestre, mas principalmente o meio ambiente.
 Verifique no momento da reserva os dias que não serão operativos para realização dos passeios. 
 

Importante: É necessário arrumar a bagagem de acordo com as condições de viagem em trem desde de Lima, pois as malas serão levadas diretamente para o hotel em Cusco.

Condições de viagem em trem no Peru

1. Política de pagamentos e emissões das passagens:ou RG (documento de identidade), que será utilizado na viagem.
Reservas a mais de 31 dias da saída do Brasil: passagens
Para reserva e emissão é necessário documentos: Passaporte  serão emitidas até 31 dias antes da saída do Brasil.
Reservas com menos de 31 dias de antecedência da saída do Brasil: a reserva dos trajetos em trem se dará somente após o pagamento integral
da viagem, seguido da emissão das passagens.

2. Alterações e/ou cancelamentos:
Uma vez emitidas as passagens, alterações e/ou cancelamentos estarão sujeitos a multas, conforme nossas condições específicas de viagem.

3. Política de bagagem a bordo dos trens:
A bagagem levada nos trens deve resumir-se a itens indispensáveis para a estadia no local de destino.
A bagagem será acomodada em compartimentos autorizados pela Peru Rail e deve respeitar as medidas regulamentadas a seguir, por pessoa:

- Uma bolsa ou uma mochila;
- Peso máximo de 05Kg;
- 157cm (Altura + comprimento + largura);
- As bagagens não deverão ser colocadas nos corredores, portas de emergência ou assentos;
- As bagagens serão transportadas sob custódia e responsabilidade do passageiro;
- As bagagens que não cumprirem as medidas citadas acima não serão embarcadas.

Importante

Para embarque com menores: É obrigatória a apresentação de documento de identificação de crianças ou adolescentes, menores de 18 anos, os quais devem estar acompanhados dos pais (pai e mãe) ou de responsável legal, ou portar termo de autorização do Juizado de Menores, no caso de viagem com terceiros. (Artigo 82 - Estatuto da Criança e do Adolescente Lei Nº 8069/90) .