Encantos da Bolívia Encantos da Bolívia Encantos da Bolívia Encantos da Bolívia Encantos da Bolívia Encantos da Bolívia

Encantos da Bolivia

Partidas de 30 de junho 2024 a 15 de dezembro 2024

O roteiro começa e termina em La Paz, que por si só é repleta de atrativos. As surpresas se desvendam pelo caminho que tem inicio no Titicaca, cujas águas reservam mistérios e lendas, seguindo à grandiosa planície de sal, a uma cidade que esbanja arquitetura barroca e outra, cujas casas pintadas de branco saltam aos olhos. Bruxos, múmias e ervas. Impérios, riqueza e cultura. É cenário exótico e diferente. São encantos de uma admirável Bolívia.FLOT/TST

Dias
1
  • Bolívia, La Paz
  • Apresentação no aeroporto e embarque ( Passagem aérea não incluída, consulte nossas excelentes tarifas ) com destino a La Paz. Chegada e traslado ao hotel. Os apartamentos estarão disponíveis a partir das 12:30h. Restante do dia livre para iniciar a descoberta desta cidade. La Paz esta construída em um vale com altitudes que variam de 3.000 a 4.100 metros, a cidade é cercada por centenas de picos cobertos de neve das montanhas com mais de 5000 metros de altura. Uma delas é a colossal Illimani, considerada entre as mais belas montanhas do mundo.
2
  • La Paz
  • Café da manhã. Em horário pré-determinado saída para visitar a cidade de La Paz, conheceremos o famoso Mercado dos Bruxos, a igreja colonial de São Francisco e as tendas artesanais da Rua Sagarnaga. Continuaremos nosso passeio até a Praça Murillo, onde se encontram localizados a Catedral Metropolitana, o Palácio do Governo e o Parlamento. Logo após, faremos uma visita á famosa Rua da Colônia Calle Jaen, onde se concentram os importantes museus da cidade. Mudaremos de cenário para continuarmos nosso passeio até a região residencial de Obrajes, além de Calacoto e La Florida. O nosso passeio termina com a visita ao espetacular Valle de La Luna, onde teremos a oportunidade de realizar uma breve caminhada. Retorno ao hotel e restante do dia livre.
3
  • La Paz, Lago Titicaca
  • Logo pela manhã traslado da cidade de La Paz ao Santuário de Copacabana. Visita guiada ao principal santuário e centro de peregrinação da Bolívia, incluindo a Basílica onde está localizada a Virgem Morena de Copacabana, padroeira dos bolivianos. Mais tarde, embarcaremos no Cruzeiro Catamarã para navegar até a Isla del Sol, berço do Império Inca. Nesta ilha lendária você visitará o Jardim, as Escadas e a Fonte do Inca. O roteiro guiado continua com a visita ao Complexo Cultural Inti Wata, principal atração turística privada da Bolívia, à qual só têm acesso os turistas que visitam a Isla del Sol a bordo de catamarãs. Esta atração inclui o Museu Subterrâneo Ekako, os Centros de Medicina Tradicional e de Construção de Jangadas Totora, um centro de artesanato, o refúgio Intica, um Jardim Botânico da agricultura Inca e uma variedade de camelídeos andinos. Posteriormente, retornaremos ao catamarã para almoçar a bordo com destino a Copacabana. Finalmente, traslado à cidade de La Paz.

    Obs: A ordem dos passeios poderá ser alterada.
4
  • La Paz, Uyuni, Colchani
  • Saída cedo para o aeroporto embarque (voo opcional) em vôo local a Uyuni. Chegada recepção e traslado para visitarmos o Salar de Uyuni e a Ilha Incahuasi (na época seca), localizada no coração do salar e a maior de um grupo que representa um ecossistema isolado. A ilha está povoada por uma espécie de cactos que chegam a atingir os 12 metros de altura. Almoço ou box lunch. Na parte da tarde, visitaremos ao povoado de Coquesa e subida pelo vulcão Tunupa para visitar as Múmias de Coquesa. Traslado ao hotel e restante do dia livre.
    De março a dezembro, época seca, o Salar fica completamente coberto de água e se torna um grande espelho onde o céu se reflete na superfície.
5
  • Colchani, Potosí
  • Café da manhã. Em horário pré-determinado saída de Uyuni para Potosi (percurso de aproximadamente 3 horas). No século XVI, esta área era considerada o maior complexo industrial do mundo. Visita a Pulacayo, ao longo do caminho você pode ver rochas de cores vivas subindo ao lado da estrada e um riacho rico em minerais revela listras azuis, amarelas, vermelhas e verdes. Observaremos uma coleção de locomotivas a vapor em decomposição que foram originalmente importadas para transportar minério. Você também pode ver a primeira locomotiva a vapor da Bolívia, El Chiripa, e o trem que foi roubado pelos lendários bandidos Butch Cassidy e Sundance Kid, incluindo uma carruagem de madeira com buracos de bala do ataque. Traslado ao hotel em Potosí. Passeio de meio período pela cidade de Potosi, uma das principais cidades do mundo pela sua contribuição mineral. Caminhe por suas pequenas ruas coloniais e faça sua primeira visita à Casa de la Moneda, o museu mais importante que abriga as antigas máquinas de moedas devido à surpreendente extração de prata de Cerro Rico. Continuando com a caminhada, você visitará o exterior do Catedral de Potosí e você visitará a Torre de la Compañía de Jesús, uma torre de estilo barroco que faz parte do convento que faz parte da antiga vila imperial, visitará também o Arco Magdalena de Cobija, que delimitava a entrada sul da cidade de Potosí e serviu de limite entre a colônia e os indígenas. Outro edifício que você verá é a igreja de San Lorenzo, reconhecida por sua elaborada fachada barroca mestiça, pela participação dos indígenas na paróquia. Continue com a visita ao mirante de São Francisco, de onde você poderá avistar o centro histórico de Potosí e também a maior jazida de prata do mundo, o Cerro Rico de Potosí, que continua sendo um símbolo de que Potosí já foi a cidade mais importante do mundo. Visite a praça principal 10 de novembro localizada no centro da cidade e rodeada de inúmeros monumentos históricos. Retorne ao hotel. um dos melhores museus de arte sacra da América Latina, reconhecido por historiadores e especialistas. Retorno ao hotel.
6
  • Potosí, Sucre
  • Café da manhã. Em horário pré-determinado saída para visitar a cidade mineira de Potosí, uma vista panorâmica. Antigamente conhecida como Vila Imperial de Potosí, que se estende nas encostas da lendária montanha "Cerro Rico", a que continha as maiores minas de prata do mundo em tempos coloniais. Traslado privado de Potosí - Sucre aproximadamente 3 horas. Pela tarde chegada á cidade de Sucre. Hospedagem e restante do dia livre.
7
  • Sucre
  • Café da manhã. Em horário pré-determinado saída para conhecer esta cidade que oferece uma grande história colonial, com igrejas, mosteiros e muitos museus. A maioria dos edifícios são pintados de branco e, por isso, Sucre é muitas vezes chamado de "cidade branca" graças a esses prédios e igrejas coloniais bem cuidados. Sucre foi listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, passando pela Casa de liberdade, ao Mercado Central, Parque Bolívar, o Mosteiro Recoleta e ao Museu Têxtil Asur. Almoço em um restaurante típico. Continuamos com a nossa visita para a Comunidade Jatun Yampara, uma das mais antigas culturas do continente. Teremos a oportunidade de conhecer o processo de cerâmica e têxtil, visitaremos o Museu Comunitário com vestimenta nativa, apreciaremos a sua arqueologia, agricultura e exposição de ervas medicinais. Observaremos suas construções típicas e seus costumes. A excursão continua com uma explicação da arquitetura nativa, uma demonstração de técnicas típicas de fabricação têxtil. Visita aos arredores e Retorno ao hotel.
8
  • Sucre, La Paz
  • Café da manhã. Dispomos dos apartamentos até as 12h30. Em horário pré-determinado, traslado ao aeroporto para embarque (voo opcional) com destino a La Paz. Chegada recepção e traslado ao hotel em La Paz. Hospedagem e restante do dia livre.

9
  • La Paz
  • Café da manhã das 06h a 10h. Check-out ás 11h. Em horário pré-determinado, traslado ao aeroporto para embarque ( voo opcional ) de retorno ao Brasil.

    Obs: A ordem dos passeios poderá ser alterada conforme a frequência dos mesmos. Roteiro sujeito a alteração.

HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES:

Categoria Turística
La Paz: Patio De Piedra ou similar;
Sucre: De Su Merced ou similar;
Potosi: Santa Teresa ou similar;
Uyuni: Luna Salada Hotel De Sal

Categoria Primeira
La Paz: Mitru Sur ou similar;
Sucre: Villa Antigua ou similar;
Potosi:Colonial ou similar;
Uyuni: Luna Salada Hotel De Sal

Categoria Luxo
La Paz: Casa  Grande  ou similar;
Sucre: Parador Santa Maria La Real  * ou similar;
Potosi:Coloso ou similar;
Uyuni:Luna Salada Hotel De Sal

* Não tem apartamento triplo, a hospedagem será em 1 duplo e uma cama adcional (mediante a disponibilidade). Se não houver disponibilidades nos hotéis acima, será considerado ofertado hotéis similares.

PARA 2024

Categoria Turística
La Paz: Patio De Piedra ou similar;
Sucre: De Su Merced ou similar;
Potosi: Santa Teresa ou similar;
Uyuni: Luna Salada Hotel De Sal

Categoria Primeira
La Paz: Ritz ou similar;
Sucre: Villa Antigua ou similar;
Potosi:Colonial ou similar;
Uyuni: Luna Salada Hotel De Sal

Categoria Luxo
La Paz: Casa  Grande  ou similar;
Sucre: Parador Santa Maria La Real  * ou similar;
Potosi:Coloso ou similar;
Uyuni:Luna Salada Hotel De Sal

Caso não tenha disponibilidade no Luna Salada, deverá solicitar outro hotel sujeito a alteração de valores.  Parador de Sucre não possuem quartos triplos, a acomodação será em 1 duplo e 1 individual.


Serviços Incluídos

Inclui

- 4 noites de hospedagem em La Paz com café da manhã;
- 2 noites de hospedagem em Sucre com café da manhã;
- 1 noite de hospedagem em Potosi com café da manhã;
- 1 noite de hospedagem em Uyuni (Colchani) com café da manhã;
- Traslados privados diurnos (07h01 às 18h59) de chegada e saída em La Paz;
- Traslados privados de chegada e saída em Uyuni;
- Traslado privado de Uyuni a Potosí, como almoço (sem bebidas) no caminho;
- Traslado privado Potosí a Sucre;
- Traslados privados de chegada e saída em Sucre;
- Visita panorâmica privada em La Paz e Valle de la Luna, durante meio dia;
- Passeio compartilhado ao Lago Titicaca com almoço (não inclui bebidas);
- Visita panorâmica privada no Salar de Uyuni com almoço incluído (sem bebidas), durante o dia inteiro;
- Visita panorâmica de Potosí, durante meio dia;
- Visita privada as minas coloniais durante meio dia;
- Visita privada panorâmica de Sucre e Jatun Yampara com almoço incluído (sem bebidas), durante o dia inteiro;
- Seguro viagem + cancelamento.

Opcional

- Aumento de cobertura para seguro;
- Passeios opcionais.

Não inclui   

- Passagens aéreas Brasil / La Paz // Sucre / La Paz / Brasil;
- Taxas de embarque, excesso de bagagens;
- Taxas de turismo de entrada/saída cobradas localmente;
- Taxas governamentais locais cobradas através dos hotéis;
- Gorjetas a guias, motorista e garçons;
- Refeições e bebidas não mencionadas como incluídas;
- Documentação pessoal (passaporte, vistos, etc);
- Despesas de maleteiros;
- Despesas de caráter pessoal, tais como telefonemas, lavanderia, utilização de frigobar, excesso de bagagem, etc;
- Qualquer item não mencionado como incluído;
- Qualquer item mencionado como sugerido ou opcional.

Observação

Importante: O voo de La Paz para Uyuni: Frequencia todos os dias, exceto aos sábados. (sujeito a alteração)

- Nos primeiros domingos de determinados meses não haverá atividades na cidade, nessas datas realiza-se o "Dia do Pedestre". Nesse dia não temos tráfego de veículos nas cidades. Todos partem a pé ou de bicicleta, mas os veículos não podem circular das 06h00 às 17h00 desse dia. É uma atividade que favorece não só o pedestre, mas principalmente o meio ambiente.
 Verifique no momento da reserva os dias que não serão operativos para realização dos passeios.

 - O cruzeiro Catamarã não possui cabines triplas, são todas duplas duplas, a acomodação para 3 passageiros será em 1 cabine dupla e 1 cabine individual.
- O roteiro dos city tours em La Paz, Potosí e Sucre pode variar dependendo do dia. Geralmente os museus não abrem às segundas-feiras, neste caso a visita aos mercados locais, visitas panorâmicas, etc.
- Valores com base no quarto individual, duplo (twin) e triplo. No anexo verá o valor adicional do suplemento simples.
- Os hotéis Atix em La Paz, Samary e Parador em Sucre e Palacio de Sal em Colchani não possuem quartos triplos, a acomodação será em 1 duplo e 1 individual.
- Hotéis listados sujeitos a disponibilidade até confirmação da reserva.
- Check-in nos hotéis a partir das 15h00 e check-out as 12h00 (horários aproximados, consulte à política de cada hotel)
- É necessário passaporte com validade mínima de 6 meses da data de embarque e duas folhas em branco lado a lado ou documento RG original em bom estado e com menos de 10 anos;
- Visto: não é necessário visto para a Bolívia;
- Vacina: Exigência de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela a passageiros provenientes do Brasil para a entrada na Bolívia. A imunização contra a febre amarela deve ser realizada com antecedência mínima de 10 dias antes da viagem
- Tarifas não válidas para períodos de eventos, feiras, congressos, feriados ou grupos e sujeitos a alterações sem prévio aviso.
- A ordem dos passeios poderá ser alterada conforme a frequência dos mesmos.

Importante

Para embarque com menores: É obrigatória a apresentação de documento de identificação de crianças ou adolescentes, menores de 18 anos,
os quais devem estar acompanhados dos pais (pai e mãe) ou de responsável legal, ou portar termo de autorização do Juizado de Menores,
no caso de viagem com terceiros. (Artigo 82 - Estatuto da Criança e do Adolescente Lei Nº 8069/90) .