Viagem para Toronto


Por onde começar? Tão grande e tão belo, é preciso mais de uma viagem para começar a conhecer o Canadá. Se a preferência for pela vida cosmopolita, moderna, pela cultura, história então inicie pelo leste. Mas prepare-se também para se encantar com paisagens de tirar o fôlego porque, no Canadá, o que não falta é beleza natural. É nessa região leste que fica a província de Quèbec, tão grande quanto o Amazonas,  que já tentou até ser um país independente. Ali o idioma é o francês, embora também se fale inglês, a língua oficial do restante do país. Por quê? Os franceses chegaram primeiro por lá e foram avançando, assim como fizeram os nossos bandeirantes, conquistando as terras do interior. E os ingleses, que vieram depois, tomaram o país inteiro, mas nunca conseguiram mudar a cultura francesa desta grande porção do Canadá.

 

Toronto

Estamos no Canadá de língua inglesa. Como muitas outras cidades, Toronto, a maior cidade canadense, reúne gente de todo o mundo cerca de 80 diferentes etnias. O aspecto multicultural aparece no jeito cosmopolita de ser, e faz com que seja comparada com Nova York. Mas Toronto, que fica na província de Ontário, vizinha dos Estados Unidos, à beira do lago de mesmo nome é também uma das cidades mais limpas e mais seguras da América do Norte, com estações do ano bem definidas e de temperaturas extremas. Assim, no inverno rigoroso, a dica é caminhar pelo Path, conjunto de 27 quilômetros de vias subterrâneas onde há lojas e serviços disponíveis e saída para os principais pontos da cidade. Toronto é ótima para compras com muitos shoppings, magazines e lojas de marca e também para vida cultural. Praticamente todas as peças da Broadway são encenadas por lá e, em gastronomia, a diversidade cultural deu à cidade ótimas opções culinárias. Como a italiana, presente com toda força no distrito Little Italy, de atmosfera  europeia, com trattorias e charmosos cafés.
Quer ter uma visão surpreendente? Então suba (de elevador) a CN Tower, cartão postal da cidade, para ver o mundo ali do alto dos seus 550 metros. Mais emoção? Então caminhe pela Skywalk e você vai pensar que está num filme de ficção científica, com corredores e pontes de vidro ligando  a estação de  metrô da Union Station  a três  atrações turísticas da cidade: a CN Tower, o Rogers Centre e o Metro Convention Centre. E não esqueça a câmera porque a visão é fantástica. Mas ainda tem a Yonge Street, a rua mais longa do mundo, a Casa Loma, castelo particular de um milionário, a Art Gallery of Ontario e o Royal Ontario Museum com sua coleção de dinossauros. Pouco mais de 100 km separam Toronto de  Niagara Falls, as famosas cataratas que ficam na fronteira com os Estados Unidos. O espetáculo da natureza é o motivo do passeio mas há compras, restaurantes bem legais por lá e o programão básico de subir à Skylon Tower para ter uma vista panorâmica.