Viagem para Los Angeles

 

Los Angeles está à procura de renovação, a cada dia.  Independente de quantas vezes a visitemos, sempre encontraremos novidades. Nesta que é a segunda maior cidade norte-americana e compõe a 13ª maior (2011) área metropolitana do mundo, um dos mais recentes acontecimentos é a casa permanente que o Cirque Du Soleil decidiu instalar no Kodak Theatre, em Hollywood, um dos distritos da cidade. Ali, o Cirque Du Soleil manterá a  apresentação do espetáculo IRIS - Uma Viagem Através do Mundo do Cinema, com a participação de 72 artistas, dança, acrobacia e sequências filmadas.
A outra novidade será concretizada em 2013, mas anote desde já e programe-se para conhecê-la. No centro de Los Angeles, em frente ao Walt Disney Concert Hall está nascendo um edifício no formato de favo de mel. Trata-se do museu da Fundação Broad, projetado pelo Escritório Diller Scofidio + Renfro (da arquiteta polonesa Elizabeth Diller e os arquitetos norte-americanos Ricardo Scofidio e Charles Renfro) para ser um novo ícone na paisagem urbana da cidade, também conhecida como LA (pronuncia-se Lah).



Plaza de Cultura y Artes

Quem viajar por agora já poderá conhecer a novidade entregue em abril último (2011) aos cidadãos e aos visitantes de LA. É a Plaza de Cultura y Artes (centro urbano, Olvera Street), que homenageia a trajetória dos americanos de origem mexicana que ajudaram Los Angeles a crescer e se projetar como uma das cidades mais famosas, mundialmente.
A Plaza de Cultura y Artes é o resultado da restauração de duas antigas estruturas. Uma delas era originalmente ocupada pelo Edifício Vickrey-Brunswig, construído em 1888 e conhecido como o Anexo Brunswig, e a outra, o prédio do Plaza House.
A Plaza é extremamente oportuna, considerando que Los Angeles foi fundada (1781) ao som de um idioma latino, pelo governador espanhol Felipe de Neve, que a chamou El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Angeles del Río de Porciúncula. Após tornar-se independente (1821), Los Angeles passou a fazer parte do México, assim como o restante do Estado da Califórnia, que somente em 1850 (04, abril) tornou-se estadunidense.
Visitar a Plaza será muito iteressante, também porque em uma parte dos 30 mil m2 que cercam a área há uma horta orgânica, que fornece produtos para uma formidável experiência dos visitantes: participar da preparação e aprender receitas culinárias mexicanas. Bom, né?

 


Pier Santa Monica, o grande parque de diversões

Suas intenções ao visitar Los Angeles incluem conhecer de perto as mansões em Malibu, onde moram astros e estrelas de Hollywood? Satisfazer este desejo é menos complicado do que pode parecer.  Tour que parte do Pier Santa Monica (Sudoeste do centro de Los Angeles) trafega pela costa litoranea, enquanto o guia segue apontando as residências de famosos como Bruce Willis e Cher, e os lugares onde foram filmados, por exemplo, Iron Man, The Hills e Gidget.
O Pier Santa Monica é, em si, um formidável passeio. Entre as atrações que oferece em seu parque de diversões estão a famosa roda gigante e o carrocel (construído em 1922) que o popularizou, e também lojas, restaurantes e hotéis. É localizado na Praia de Santa Monica, próximo a Praia de Venice e ao calçadão da Third Street.

 


Jantando com os famosos

Ver as mansões de astros e estrelas de Hollywood não lhe basta? Gostaria de encontrar um deles, a poucos metros de distância? Estapossibilidade existe, proporcionada por restaurantes frequentados por celebridades.
Em Los Angeles, um dos restaurantes frequentado por celebridades é o 2117, na Sawtelle Boulevard. Lá, o chef Hideyo utiliza vegetais orgânicos e carnes não congeladas para criar suas receitas únicas e transformá-las em especialidades das cozinhas francesa e italiana, porém, ao estilo e com sabores da culinária japonesa (o preço é salgado). Chances de encontrar famosos também são possíveis no 9021 PHO, em Beverly Hills; e na Taverna Oito e Meio (8 and a half Taverna, Norte Hollywood), além de outros.


Muitas cidades em uma cidade

Quer desfrutar um dia e uma noitada inesquecíveis? Inclua West Hollywood (WeHo) na lista de atividades em Los Angeles. Restaurantes chiquérrimos (lojas também) e outros um pouco menos, vai e vem de  celebridades, spas, shows, enfim, uma verdadeira super produção hollywoodiana.  Uma vez em WeHo, você estará bem próximo a praias, aos estudios de cinema, aos parques temáticos (alguns deles funcionam em dependencias dos estúdios cinematográficos) que exploram a tecnologia cênica. As distâncias são curtas, podendo ser percorridas a pé.
Entre os estúdios cinematográficos que podem ser visitados estão os da Warner Bros., ABC, CBS, NBC e Walt Disney, e a não mais de 50 km do centro de Los Angeles está a Disneylandia, na localidade de Anaheim. Por tudo o que foi escrito e muito mais, visitar Los Angeles é estar em Hollywood, Beverly Hills, Malibu, Long Beach e contar com dezenas de teatros, cinemas, casas de espetáculos e diversão que não acaba mais.
Há tanto para conhecer e desfrutar em Los Angeles, que o melhor mesmo é visitar a cidade.  Anote as dicas a seguir e boa viagem!


Consulado Geral do Brasil em Los Angeles


Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 09 às 13 horas.
8484 Wilshire Blvd., suites 711/730 Beverly Hills telefone 1 (323) 651 2664.
Emergência, inclusive feriados e finais de semana: telefone 1 (213) 453 1084.
www.brazilian-consulate.org



Idioma:

o oficial é o inglês, mas o espanhol é falado em praticamente todos os lugares públicos.



Fuso horário:

março a outubro, quatro horas a menos do que o horário de Brasília (quando a referência é o horário de verão, a diferença é de cinco horas). Entre novembro e fevereiro, a diferença é de seis horas.

 

Serviços bancários:

para fazer o câmbio, os bancos cobram comissão que varia entre 0,50% a 2,5%, sobre o valor cambiado. O funcionamento da maioria dos bancos é de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas; e aos sábados, das 09 às 14 horas.

 

Internet:

todos os hotéis e praticamente todos os bares e cafés dispõem de internet. Em muitos deles o acesso é grátis (há o aviso: free internet; ou wireless hotspot).

 

Compras:

Fazer compras em Los Angeles sai muito caro. Os lugares onde é possível encontrar produtos um pouco mais em conta são: Chinatown, no centro; e Third Street, em Santa Monica